terça-feira, 14 de março de 2017

[Resenha] De Volta ao Mosteiro

    A minha resenha de hoje é do livro De Volta ao Mosteiro, do consagrado autor James C. Hunter. Essa obra é continuação do famoso best-seller O Monge e o Executivo, que tive o prazer de ler alguns anos atrás. Nessa continuação o autor volta a frisar as importantes características para se exercer com sucesso uma função de liderança, seja na vida pessoal quanto na profissional. 

    A história basicamente segue o mesmo roteiro do livro anterior em que os personagens se reúnem novamente num mosteiro para passar um final de semana capitaneados pelo ex-executivo de sucesso e agora monge conhecido como Simeão. O protagonista, mais uma vez, é o executivo John Daily, que volta frustrado ao mosteiro por não ter conseguido aplicar as técnicas apresentadas previamente por Simeão e que busca uma forma de tentar entender a razão desse fracasso. Essa volta aconteceu após um pacto dos mesmos participantes da primeira reunião, que ocorreu 2 anos antes dessa nova estória. Nesse pacto, eles combinaram que se reuniriam 2 anos depois para discutir se conseguiram ou não mudar suas vidas com o que aprenderam naquele final de semana. Para surpresa geral, apenas um dos participantes, o Sargento Greg, conseguiu se transformar. Greg, na primeira reunião, era um sujeito severo e opressor. Já nesse novo encontro demonstrou e contou fatos  que comprovaram sua transformação num verdadeiro líder. Por outro lado, podemos dizer que o vilão dessa nova estória é o Pastor Lee, que se tornou uma pessoa cética quanto as assuntos discutidos, acabando por entrar em conflito direto com Daily.

    De todos que retornaram ao mosteiro, Daily foi o que estava com maior sentimento de frustração pois, na primeira vez, saiu com muita esperança de conseguir mudar sua vida. No início parecia que isso era possível, mas tempos depois não conseguiu administrar a montanha de problemas que surgiu nos campos profissional e pessoal. Simeão percebeu isso e, com sua genialidade nata, deu uma atenção especial a ele.
    Leitura recomendadíssima a todos que estão procurando um crescimento no relacionamento inter-pessoal e que exercem uma posição de comando onde quer que seja.

Nenhum comentário: