sábado, 25 de março de 2017

[Resenha] 827,16 KM - O Tamanho de Um Sonho

    Márcio Villar é um ultramaratonista brasileiro conhecido, principalmente, pelos praticantes de corrida de rua por ter realizado façanhas verdadeiramente inacreditáveis. Uma ultramaratona é uma prova para poucos, devido ao percurso ser composto por distâncias enormes com obstáculos grandiosos. Pois o Márcio, além de ter participado de várias, ainda resolveu criar desafios pessoais dobrando e até triplicando essas distâncias. Isso em ambientes inóspitos como o calor de um deserto ou uma nevasca muito abaixo de 0° C. Além disso, alguns desses desafios também possuem um caráter filantrópico ajudando várias instituições como o Inca e o hospital Pró-Cardíaco. Por tudo isso, posso dizer que tenho orgulho em conhecer pessoalmente esse cara que, se não fosse brasileiro, com certeza já seria muito famoso e milionário. Também tenho a honra de ter meu livro A Melhor Corrida do Mundo sendo vendido na loja dele, no Shopping Barra Square.


    Foi então que o Márcio resolveu contar essa estórias para o mundo inteiro através do seu primeiro livro Desafiando Limites. No entanto, em junho de 2015 ele realizou a sua maior conquista. Ele bateu o recorde mundial de corrida em esteira fazendo, nada mais nada menos, do que 827,16 km em apenas 7 dias. Essa marca fez com que ele entrasse para o Guinness Book, E é essa estória que está sendo contada no seu segundo livro: 827,16 km - O Tamanho de Um Sonho.

    Nessa obra, temos acesso a tudo o que se passou durante esses 7 dias. Foram momentos de dores físicas e superação psicológica misturadas com momentos de alegria proporcionados por pessoas que compartilharam a realização desse sonho com ele. Infelizmente não tive o prazer de presenciar esse momento histórico mas vários amigos e conhecidos meus tiveram. O livro também narra flashbacks contando como Márcio começou a sonhar com esse desafio e como ele chegou até a derradeira semana. Considero uma estória imperdível, digna de um roteiro de filme concorrente ao Oscar.



Nenhum comentário: