sábado, 18 de março de 2017

[Resenha] Correr

    Algumas pessoas já sabem que, além de escritor, também sou corredor de rua. Pratico esse esporte desde 2005 e já participei de diversas provas, entre elas algumas corridas de aventura e várias meias-maratonas. Já falei um pouco sobre isso no meu livro A Melhor Corrida do Mundo e também em algumas crônicas no meu blog. E o fato de ser atleta foi um dos motivos que me levou a conhecer o livro Correr, do autor Dráuzio Varella.
    Dráuzio, conhecido por suas aparições no programa Fantástico da Rede Globo, é médico oncologista e autor de várias obras, sendo algumas as famosas e polêmicas Estação Carandiru e CarcereirosEu já sabia que Dráuzio era maratonista, mas minha grande surpresa foi descobrir, através desse livro, que ele se tornou praticante da prova mais tradicional do atletismo a partir (pasmem!) dos 50 anos.
    Nessa obra Dráuzio nos traz, com riqueza de detalhes e excelente humor, um relato de suas participações em maratonas por diversos lugares do mundo. Narra fatos pitorescos acontecidos durante alguns treinos, também em lugares diferentes. Nesses treinos o autor nos apresenta certas reflexões sobre as cidades e também sobre a alma humana. O relato que ele fez sobre sua primeira maratona é verdadeiramente delicioso e divertido.
    Além disso tudo, nessa obra ficamos sabendo um pouco da história desse esporte com sua suposta origem na Grécia Antiga e o famoso episódio do soldado que correu 42 quilômetros para enviar um comunicado sobre a vitória da sua tropa na guerra. Assumindo seu papel de médico, o autor nos fala sobre os benefícios da corrida para nossa saúde e os malefícios que atitudes erradas ao praticá-las podem vir a comprometer uma vida saudável.
    Para quem pratica corrida de rua, como eu, acredito que essa seja uma leitura obrigatória. Mas também poderão apreciar esse livro as pessoas que apenas desejam ter uma vida saudável ou até mesmo estejam curiosas para conhecer esse outro lado do Doutor Dráuzio.

 



Um comentário:

Claudia Leonardi disse...

Oi Marcelo
Mês passado assisti uma palestra do Drauzio e passei a gostar mais ainda dele!
Li quase todos os livros dele, só faltam este, Correr e o que ele lançou agora, Prisineiras
Este está na minha lista também.
Bjs