sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

[Resenha] Sonhos Prováveis, Amores Impossíveis

    Minha primeira resenha desse ano será do livro Sonhos Prováveis, Amores Impossíveis da autora Edna Nunes. Essa é a segunda obra dela que tenho o prazer de ler. A primeira chama-se Minha Mente Me Atormenta. Para quem acompanha meu blog, deve lembrar que também fiz uma resenha desse outro livro. 

    Nesse novo trabalho, Edna volta a nos mostrar seu talento para descrever relações humanas, dessa vez através de histórias curtas, porém cativantes. Ao todo, são nove contos e tentarei falar de cada um individualmente.

    1) Um Estranho Em Minha Vida:
  Essa é o que posso chamar de uma história de amor inusitada. Raquel, uma enfermeira,se apaixona por um homem que passava diariamente em frente a sua casa. Sua roupa refinada e sua postura segura a encantaram completamente. Até que, num belo dia, ele desaparece ao mesmo tempo que um sedutor paciente é internado na UTI do hospital onde ela trabalha. Essa coincidência provoca uma reviravolta na vida de Raquel, que se apaixona por esse enfermo. Essa grande paixão será responsável por uma enorme surpresa que marcará sua vida. Curiosamente, o final dessa história é previsível, mas a forma como ela é contada nos deixa torcendo para que essa previsibilidade se concretize.

2) Apenas Uma Noite:
Aqui a autora investe com sucesso na literatura erótica ao narrar a história de uma jovem estagiária de 18 anos que se sente atraída por seu chefe. Seus desejos sensuais por ele são intensos e acabam sendo correspondidos. Mas estaria ela preparada para um relacionamento dessa magnitude com um homem mais velho? Isso eu não vou contar.

3) O Homem Dos Meus Sonhos:
Da mesma forma que no conto anterior, Edna explora o seu lado "hot" com um conto que nos deixa em dúvida sobre o que se passa ali. A personagem principal sonha constantemente com um homem que realiza seus sonhos eróticos, mas acorda sempre com marcas físicas. Seria isso real ou apenas uma artimanha da autora para nos deixar em dúvida? Outra semelhança com o conto anterior é o fato dos personagens também serem anônimos.

4) Em Teus Olhos:
Sendo mais um conto de personagens anônimos, dessa vez Edna nos surpreende com uma narração em primeira pessoa feita pelos dois integrantes de um casal. Um homem e uma mulher nitidamente apaixonados, porém mutuamente incompreendidos pelo seu parceiro.

5) O Lado Perverso do Amor:
Aqui a personagem, novamente anônima, se mostra uma mulher desiludida com um amor no qual não foi correspondida, mesmo se entregando de corpo e alma. Essa desilusão é narrada através de uma bela metáfora onde sua relação amorosa é comparada ao mar.

6) Tão Somente Sua:
Dessa vez fomos apresentados a uma história verídica, segundo relato da própria autora. Acho que ela fez questão de ressaltar isso pois, caso contrário, não acreditaríamos que pudessem existir pessoas como a protagonista desse conto. A história narra uma fase da vida de Cris, uma adolescente conflituosa que se apaixona perdidamente por um rapaz um ano mais velho que ela. Seu nome era Diego e seu comportamento totalmente imaturo e irresponsável provoca reviravoltas amorosas na vida da protagonista. Mas Edna nos mostra o quão grandioso o ser humano pode se tornar quando aprende com o sofrimento e a dor. Uma bela história de amor, perdão e compaixão.

7) Eu Só Queria Avisar:
Sem dúvida alguma, um dos contos mais impactantes de todo o livro. Todas as noites uma mulher recebe à sua porta um senhor idoso que bate e lhe dá apenas um único aviso: "Ele precisa de você!". A partir daí, ficamos nos perguntando: Quem seria "ele"? Por que aquele senhor, após dar a mensagem, sumia sem dar pistas? Uma história de suspense entrelaçada com elevadas doses de emoção.

8) Adeus a Rafael:
Quando eu achava que já tinha tido impacto suficiente no conto anterior, Edna me fez desmoronar de vez nesse aqui. Navegando pelas águas do Espiritismo, ela nos traz uma história dividida em duas. A primeira é de Lívia, uma jovem sonhadora que sente, inexplicavelmente, a proximidade de uma forte história de amor. Na segunda parte o protagonista se chama Rafael, mas Lívia também está presente. Aqui temos esse já comentado passeio da autora pela doutrina espírita, dessa vez de forma contundente. Como sou kardecista e também estudioso desse assunto, posso dizer que Edna foi bastante clara na narração dos fatos em cima desse tema.

9) Apenas Uma Noite...E Nada Mais
Chegamos ao grand finale. Edna nos traz a história de um casal que se reencontra depois um longo tempo de afastamento. Um encontro movido por uma tensão sexual extrema, como um verdadeiro vulcão que volta a entrar em erupção após vários anos adormecido. Nesse conto a autora mostra estar preparadíssima para escrever um livro do gênero popularmente conhecido como "hot" ou "erótico".

Vocês podem encontrar esse livro na Amazon. Basta clicar AQUI.




2 comentários:

VIVENDONASUICA disse...

Gostei

Unknown disse...

Marcelo,

Que bom que gostou da minha variedade de histórias. Esse livro é muito especial para mim, pois são contos que venho escrevendo há anos e só agora decidi publicar. Adoro seu blog, desejo sucesso e espero que continue divulgando bons livros e nos ajudando a chegar a mais leitores. Beijos!!