terça-feira, 14 de maio de 2019

[Resenha] Íris Blue: Sem Reflexos do Passado

    É possível definir um livro numa única frase? No caso de Íris Blue: Sem Reflexos do Passado a resposta é afirmativa, pois ao terminar sua leitura minha mente ficou martelando numa insistente sentença: Todos somos heróis e vilões da nossa própria história.

    No mais novo trabalho da autora Edna Nunes encontramos Marco Bittencourt, personagem do livro anterior da autora chamado Brilho Eterno. Nessa outra obra, cuja resenha também está aqui no blog, Marco é um marido possessivo, carente e, de certa forma, imaturo. Entretanto, toda síndrome ou fobia possui uma origem a explicá-la e isso se tornou o ponto de partida desse novo enredo.

    Essa obra nos apresenta um homem amargurado e traumatizado com suas atitudes do passado. Sem muita perspectiva do seu futuro, isola-se num apartamento e, graças a uma casualidade do destino, conhece uma moça capaz de ajudá-lo a exorcizar seus fantasmas e atingir a redenção por seus erros.

    A autora soube dosar com precisão elementos como romance, mistério, perdão, drama familiar e um pouco de comédia, nos revelando o verdadeiro caráter de seu protagonista e as razões para suas atitudes pregressas. Além de Marco, encontramos personagens igualmente cativantes como Íris,  contra-ponto dele e inspiradora do título da história. No elenco de coadjuvantes o papel de destaque recai sobre Thor, pequeno irmão de Íris e "ladrão" de várias cenas, principalmente nas que se relaciona com os dois personagens citados.
 
    Como ponto alto, destacamos a narrativa em primeira pessoa alternada pelas vozes do casal protagonista. Baseada nessa técnica, encontramos um capítulo final inusitado e arrebatador. Para finalizar, também podemos considerar Íris Blue: Sem Reflexos do Passado como um livro responsável por nos mostrar o quanto influências negativas podem alimentar nossos monstros interiores.

    Leitura recomendada e disponível para venda na Amazon. Basta clicar AQUI.


 


Nenhum comentário: