quarta-feira, 22 de agosto de 2018

[Resenha] A Fortaleza: Mundo Sombrio

    Quem acompanha meu blog sabe que a imensa maioria das resenhas que fiz são de livros românticos, característica de muitas escritoras que conheci nos últimos anos. De vez vamos falar de outro gênero: Fantasia. Dentro dele, podemos encontrar várias categorias e, entre elas, existe uma chamada Distopia.   
    O que seria Distopia? Pesquisando esse termo encontramos algumas definições e a mais simples de todas é que Distopia representa o oposto da Utopia, isto é, representa um mundo oprimido, com uma sociedade totalmente controlada pelo autoritarismo e a repressão.
     Mas chega de lero-lero e vamos ao que realmente importa. A resenha de agora é sobre o livro A Fortaleza: Mundo Sombrio. Foi escrito pela talentosa autora Day Fernandes. Após conhecê-la melhor, me tornei seu fã, pois vi o quanto ela é engajada em aprender e se tornar uma escritora cada vez melhor.
    Essa obra, conforme eu disse anteriormente, retrata um cenário futurista e pós-apocalíptico, onde a Terra passou por um ataque nuclear e as pessoas restantes passaram a ter um único local para sobreviver: o subterrâneo. Nesse mundo, intitulado como A Fortaleza, passamos a acompanhar a história de Camille, uma jovem guerreira idealista que, acompanhada de outros como ela, busca uma forma de transformar a realidade existente ali.
     É uma história densa, porém com ótima fluidez. A Day não incorre num erro de muitos autores de fantasia, até mesmo famosos, em ficar páginas e mais páginas descrevendo detalhes mínimos de cenários fazendo com a história fique arrastada. Ela faz as descrições sutis e agregadas à ação. Nitidamente, percebe-se o imenso trabalho de pesquisa que ela realizou.
    Os personagens, com seus dramas pessoais, também cativam o leitor. Especificamente com relação a protagonista, Day conseguiu amarrar bem sua história. Apesar da moça liderar um grupo de soldados e ter uma personalidade extremamente forte, ela mantém sua feminilidade.
    O livro também conta com um mapa, algumas ilustrações e até uma cronologia de eventos ao seu final. Isso tudo contribuindo para mostrar o imenso lado criativo da autora. Para os fãs desse tipo de literatura, eu recomendo completamente, principalmente por valorizar a literatura nacional desse gênero, no qual autores e histórias internacionais são cultuados. Para comprar a versão e-book dessa obra, é só clicar AQUI.
   Para finalizar, só me resta dizer que terei imenso prazer em ler e resenhar outros livros dessa jovem e promissora escritora e que a nossa parceria duro por muito tempo. Só tenho a agradecer por ela ter confiado em mim e me permitido conhecer seu trabalho.
   


Nenhum comentário: